terça-feira, 26 de julho de 2011

Benefícios da Prática do Judô

 

A principal finalidade do judô é treinar as pessoas para que sejam capazes de usar sua energia física e mental da forma mais eficiente possível em benefício próprio e, sobretudo, de todos. Dessa maneira, elas serão capazes de realizarem suas atividades, mesmo as mais comezinhas, com o máximo de excelência. Não por acaso, dentre as principais premissas do judô está o seiryoku zenyo (mínimo de esforço com o máximo de eficiência).
Quando concebeu a arte marcial, o mestre Jigoro Kano alicerçou as técnicas (golpes) em um profundo conhecimento de mecânica e educação física. Kano (que era praticante de duas escolas de jujutsu e estudioso de inúmeras outras) depurou o que havia aprendido tendo sempre em vista o seiryoku zenyo. Assim o praticante de judô desenvolve movimentos que trabalham de maneira harmoniosa quase todos os músculos do corpo, a capacidade aeróbica, anaeróbica e, sobretudo, o raciocínio.
Kano divide o judô em três níveis:
  1. defesa contra ataque;
  2. aprimoramento da mente e do corpo;
  3. aprimoramento próprio pelo bem da sociedade (sua meta mais elevada).
De acordo com ele, ao treinar defesa contra ataque, usando técnicas que permitem uso mais eficiente da força (lembrando que o judô foi criado de modo a oferecer a um indivíduo fisicamente mais frágil instrumentos para derrotar outro fisicamente mais forte), a pessoa está se aprimorando fisica e mentalmente, até porque ele precisa pensar maneira de sobrepujar o oponente. É necessário deliberação cuidadosa, decisão e ação certeiras. O nosso dia-a-dia, e as diversas adversidades que nos impõe, não é diferente.
Quase sempre, num treino de judô, sobrepujamos e somos sobrepujados. Por isso, é fundamental que haja respeito àquele que se oferece para o embate. Afinal, o colega ajuda-nos a aprimorarmo-nos ao mesmo que se autoaprimora ao dispor-se ao enfrentamento amigável. Não por acaso, a primeira lição que temos no judô é o ukemi (queda). A razão é simples: mais importante do que vencer é saber cair, reerguer-se e seguir em frente.
Assim, a prática inteligente do primeiro nível (defesa contra ataque) nos leva a alcançar o segundo: aprimoramento mental e físico. Já o terceiro nível, segundo o próprio Jigoro Kano, o objetivo primordial do judô, é usarmos o aprimoramento da mente e do corpo, decorrente do treino de “defesa contra ataque”, em favor de todos, da sociedade, o que Kano definiu como jita kyoei: “bem-estar e prosperidade mútua”. Segundo o mestre, o judoca que não transforma o conhecimento adquirido por meio do judô em benefício social jamais será um judoca de verdade.

MESTRE JIGORO KANO

fotne:http://www.judoaltodalapa.com.br/?page_id=37

Nenhum comentário:

Postar um comentário