quinta-feira, 17 de abril de 2014

Fish: a pranchinha mais divertida!



Inventadas na década de 70 para transformar o surf de pranchão no que conhecemos hoje, as Fish continuam em alta. Com bordas largas e bastante flutuação elas são o destaque em ondas pequenas, mas também caíram no gosto de quem busca o surf em sua essência!

Um novo estilo de prancha inspirado na Fish antiga tem conquistado surfistas de todo o mundo. São as fish modernas ou merrequeiras. Com um pouco mais de volume e tamanho reduzido elas são excelentes para um surf de performance em ondas pequenas.


Sobre a Prancha Fish

A primeira vista, as pranchas Fish podem parecer um pouco estranhas: mais grossas, mais largas, menores, com um bico largo e uma larga rabeta Swallow. Mas essas características que tornam as Fishs muito divertidas para ondas pequenas e mais gordas.


Tudo começou nos anos 70 com a revolução das pranchas pequenas que fizeram os surfistas reverem o que era possível de se fazer em uma prancha de Surf. Os longboards foram reduzidos, mas algumas características permaneceram, e foi ai que as Fishs biquilhas apareceram.
As Fishs têm bastante volume, menos do que os longboards (pranchões), mas muito mais do que as pranchinhas. Essa característica deixa a Fish com melhor flutuação e isso significa que a prancha corre mais para fora da água, fazendo com que a remada seja muito mais fácil e mais rápida. Resumindo, com uma fish, o surfista vai entrar em muito mais ondas do que ele entraria com uma pranchinha “comum”.

Você pode estar pensando, ok, então se a vantagem da Fish é a remada, por que não surfar com um longboard (pranchão) que tem uma remada ainda melhor? Por serem bem pequenas, as pranchas Fish, apesar do maior volume, possibilitam a realização de manobras rápidas com bastante velocidade.

Uma outra característica marcante das pranchas Fish é a velocidade que ela consegue atingir em ondas pequenas, e isso deve-se principalmente ao Rocker super pouco acentuado das Fishs, ou seja, uma prancha Fish é praticamente reta (flat) no fundo da prancha. A água move-se com mais facilidade no fundo da prancha e isso gera grande parte da velocidade característica de uma Fish. As pranchinhas “normais” já tem muito mais curvatura de fundo, o que ajuda para fazer manobras radicais, mas por outro lado deixa elas mais lentas do que as Fishs.

E o que são as Fishs modernas, Híbridas ou merrequeiras?

Na verdade, a maneira de chama-las pouco importa. Cada empresa ou shaper as chama de uma maneira diferente, e os conceitos podem variar também. Entretanto, todas elas têm algumas características das pranchas Fish, como: estabilidade, boa remada e velocidade em ondas pequenas; e também possuem alguns atributos das pranchinhas atuais, o que permite um Surf mais radical.
Uma dica interessante é você observar o volume da prancha, uma vez que uma Fish moderna / híbrida sempre vai ter mais volume do que uma pranchinha comum. Quanto mais volume tiver a sua fish moderna e quanto mais ela tiver o formato da Fish tradicional, mais ela vai performar como uma fish tradicional e menos como pranchinha de performance. Por outro, lado quanto menos volume ela tiver e mais esticada ela for, mais ela vai ter a performance de uma prancha atual e menos de uma fish tradicional.
ALOHA!
Rudi 
Surfer.