sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Algumas Perguntas e Respostas sobre Exercícios Físicos em Jejum


É aconselhável realizar atividades físicas em jejum? Em quais situações?
Realizar aeróbico antes do café da manhã é uma prática muito comum entre esportistas, com intuito de queimar mais gordura corporal. Mas, cuidado! Ela não é aconselhável para todas pessoas e todas as modalidades de exercícios. Aliás, para a maioria dos indivíduos ela não proporcionará resultados tão bons.

Podemos fazer atividade aeróbica em jejum?
Bill Phillips foi um dos primeiros a falar sobre o assunto, em 1999, no best seller Body for Life. No seu livro, ele defende a teoria de que exercícios aeróbicos em jejum maximizam a queima de gordura corporal. Porém, estudiosos atualmente têm percebido que isto não funciona para todo tipo de pessoas, e pode até catabolizar (queimar) massa muscular.
Para saber o que é melhor para o seu caso, converse com um educador físico e um nutricionista que conheçam seu histórico e entendam seu metabolismo.

Atividade física em jejum não é prejudicial?
Conforme o tipo de treinamento, sem orientação, pode provocar tontura devido hipoglicemia. E não é indicado para quem deseja aumentar massa, exercícios que focam no trabalho muscular e treinos aeróbicos de alta intensidade.

Qual o objetivo de se fazer atividade em jejum? Queima-se mais gordura?

O raciocínio dos defensores desta ideia é o seguinte: ficar várias horas sem comer ocasiona uma redução da glicose (açúcar) no sangue, fazendo com que os níveis de glicogênio (estoque de carboidrato) caiam. Com isto, o corpo não tem alternativa que não seja liberar ácidos graxos (gordura) na corrente sanguínea, utilizando, então, mais gordura como combustível para o treino.
Agora, atenção! O que adianta queimar um pouco mais de gordura durante o exercício, se a partir de uma hora após o término você estará queimando muito mais glicose e poupando a gordura?

Em outras palavras:

A quantidade de ácidos graxos (gorduras) liberados durante o aeróbico em jejum excede a capacidade do organismo em utilizá-los naquele momento. Assim, eles são “reembalados” nos triglicerídeos e voltam para a célula. Realizar exercícios alimentado faz com que o corpo utilize mais carboidrato (proveniente dos alimentos) na hora, mas queimará muito mais gordura após o término.

A atividade em jejum depende da intensidade do exercício?

Realizar exercícios aeróbicos de alta intensidade em jejum queima menos gordura do que se forem executados alimentado, pelos motivos já citados acima. Com relação aos exercícios de baixa intensidade, estudos mostram que utilizam a mesma quantidade de gordura do que se o indivíduo tiver comido antes. Ou seja, se for fazer aeróbico em jejum, é melhor que seja de baixa intensidade.

Podemos fazer musculação em jejum?

Nunca. Musculação em jejum não fará você aumentar ou definir a musculatura, bem pelo contrário, degrada os músculos e estoca gordura nos pneuzinhos

Para aquelas pessoas que acordam e querem logo fazer musculação (cerca de 15 minutos antes do treino), o que elas devem comer?

O ideal é alimentar-se de 1 hora a 2 horas antes do treino de musculação, mas nem sempre isto é possível. Algumas pessoas treinam muito cedo. Neste caso, deve-se consumir antes um carboidrato de médio índice glicêmico (velocidade de absorção moderada), como a aveia ou um mix de cereais, e uma proteína que pode ser isolada ou concentrada (Whey Protein).

E quem acorda e quer logo correr ou fazer outra atividade aeróbica, deve comer que tipos de alimentos?

As orientações para os praticantes de musculação também são válidas aqui, porém o carboidrato pode ser fornecido em menor quantidade, e, no lugar da proteína, podem ser administrados aminoácidos que evitam a degradação muscular.

SUPERDICA da nutri

Se você está pensando em começar a mudar sua vida e fazer uma tranformação no seu shape, entrar numa academia e cuidar a alimentação, deve fazer exercícios bem alimentado, desta forma os resultados são garantidos.
E, se quiser inovar, o segredo do sucesso está em sempre modificar sua dieta, a cada 30 ou 45 dias, desta forma o corpo não “acostuma” com a rotina alimentar e estará sempre queimando gorduras.



Danielle Milhão 
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário