Remo em pé (REP), Stand Up Paddle Boarding (SUP), Stand Up Paddle Surfing, ou na língua havaiana, Hoe He'e nalu, é um esporte que está se tornando cada dia mais popular em todo mundo, sendo ele de origem Havaiana.O esporte é uma forma antiga de surf, e ressurgiu como uma maneira de os instrutores de surf administrarem os seus grandes grupos de alunos, pelo fato de estar em pé na prancha lhes dar uma maior visibilidade. Existem vestígios de uma embarcação peruana chamada "Caballitos" ou "Caballitos de Totora" que podem também possuir a detenção da origem do esporte no Peru.
História
A popularidade do esporte moderno de Remo em Pé (REP) tem sua origem nas ilhas Havaianas. No início de 1960, os Beach Boys de Waikiki estariam em pé em suas longas pranchas, remando com suas pás para tirar fotos dos turistas aprendendo a surfar. Este é o lugar onde o termo "Beach Boys Surf", um outro nome para Stand Up Paddle Surfing, originou-se. O Remo em Pé ou simplesmente "REP" é um dos esportes que mais crescem no mundo. A migração de alguns atletas de WindSurf, Surf, Canoa Havaiana e outros esporte de remo, fazem do Remo em Pé e do litoral brasileiro a combinação perfeita para a prática. Atletas internacionais como Laird Hamilton, Gerry Lopez, Dave Kalama e Robbie Naish são grandes responsáveis por difundir o esporte nos anos 90 e até hoje.
Stand Up no Brasil
O SUP no Brasil chegou por intermédio de dois surfistas (Jorge Pacelli e Haroldo Ambrósio) trazendo equipamentos mais modernos. Logo após, este interesse foi crescendo e se tornou febre, praticado em praias do Rio de Janeiro, São Paulo, no Sul do país, lagos e rios em Brasília e mais recentemente no Nordeste brasileiro.
O esporte pode ser praticado por mulheres, homens, crianças, de qualquer idade e sem qualquer preparação física.
Por trabalhar em cima de uma superfície móvel (a água), exige do praticante, um trabalho de equilíbrio constante. Mesmo uma pessoa iniciante ou a pessoa mais experiente tem que manter as pernas e o abdômen contraídos para a mantença do equilíbrio trabalhando todo o corpo, pés, pernas, abdômen, braços. Para quem odeia uma esteira de academia, o SUP é ideal, você pode remar com amigos, parentes, até sozinho, sendo um esporte aeróbico e completo. O SUP também é recomendado para reforço de tornozelos, joelhos, pois não existe impacto, contudo, é exigido permanentemente a musculatura do tornozelo, e joelhos, pois se trabalha em uma superfície móvel.
As pessoas não fazem ideia de como existem lugares fascinantes bem perto da gente. Com a prática do SUP, para todo lugar que você olhar, vai imaginar se é possível praticar o esporte.
O SUP é um esporte completo, lúdico e que permite um contato com a natureza como poucos, atraindo adeptos de todas as idades, nas mais variadas regiões. Usar uma prancha para deslizar sobre as águas não é mais privilégio de quem mora na praia.
ALOHA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário